Na prática, parece ser simples: escolher um imóvel, visitar e fechar negócio. Mas não é tão fácil assim. Ainda mais porque a decisão de comprar ou vender um imóvel envolve uma grande soma de dinheiro. Além disso, ainda tem a questão de financiamentos, avalição, legislação específica, contratos e outros detalhes que podem gerar problemas no final.

Regulamentada pelo CRECI, esta profissão é a única autorizada a intermediar transações imobiliárias. Este profissional é responsável por identificar as necessidades do cliente, apresentar as opções disponíveis e verificar a documentação necessária para fechar negócio.

Ele é fundamental para a proteção do cliente, seja ele comprador ou vendedor.

Principais funções do corretor de imóveis

A função do corretor vai além de encontrar imóveis na internet. Como ele conhece a realidade do mercado e tem a habilidade para negociar, é fundamental para que você faça um bom negócio, sem pagar muito caro por um imóvel, ou vender por um valor abaixo. Para isso ele pode contar com algumas parcerias com advogados, seguradoras, etc.

Quando surgem dúvidas quanto ao valor do imóvel, se ele vai valorizar ou não, quais os trâmites imobiliários necessários, entre outras, o corretor é quem vai responder cada uma delas.

Ele possui a formação e as ferramentas necessárias para avaliar as características de um imóvel e estipular um valor adequado, garantindo mais segurança para os compradores e vendedores, evitando gastos desnecessários e perda de tempo no processo.

Ele também pode fazer uma avaliação completa do estado da propriedade, verificando possíveis problemas que deverão ser resolvidos antes de fechar negócio. Entre as tarefas do corretor está conferir a documentação envolvida na negociação, etapa essencial para garantir que tudo corra bem, evitando erros.

Ele faz o acompanhamento desde o início até o pós-venda, evitando que possíveis complicações possam surgir. Através de um atendimento personalizado, ele vai certificar que seu cliente realize o melhor negócio.

Como o corretor de imóveis pode evitar dor de cabeça

Imagine se o imóvel que você deseja comprar possui dívidas ou financiamentos não quitados, documentação irregular, ou se ocorre um atraso na entrega das chaves ou descumprimento de cláusulas contratuais. Como fazer para resolver? É aí que entra a importância do corretor.

Com o crescente número de golpes no mercado imobiliário e todos os riscos que envolvem a negociação de um valor considerável, não vale a pena arriscar ficar sem um especialista. Para ter a melhor experiência possível na compra ou venda de imóveis e garantir que tudo seja feito dentro da lei, conte com este profissional. Você pode acompanhar nossas novidades, dicas e outros conteúdos importantes nos seguindo no Facebook e Instagram.